artes

Wool regressa à Covilhã no fim de setembro

Festival de Arte Urbana tem quatro artistas confirmados

Wool regressa à Covilhã no fim de setembro
FOTO: Giovanni Ramos / Viva Serra

As ruas da Covilhã transformar-se-ão, novamente, numa galeria de artes entre os dias 19 e 27 de setembro. O Wool – Festival de Arte Urbana regressa à cidade com um atraso devido à pandemia da Covid-19, mas com uma série de atividades que incluem palestras, workshops e exposições.

A edição deste ano terá quatro artistas convidados: os portugueses Tiago Galo e Catarina Glam e os espanhóis Jofre Oliveiras e Alberto Montes. Os seus trabalhos juntar-se-ão às outras 40 intervenções artísticas nas ruas da Covilhã de outras edições.

Outra atração do festival é a exposição fotográfica Serra ao Alto, do fotógrafo covilhanense Jorge Gaiola. A exposição é resultado de um trabalho de quatro anos na Serra da Estrela e ocorreria dentro da galeria A Tentadora, mas mudou para a Rua 6 de Setembro para permitir maior público sem aglomerações.

O festival conta ainda com dois workshops, conversas com artistas e visitas guiadas. Elisabete Canceller, uma das organizadoras do evento, conta que todas as medidas de segurança devido à pandemia serão tomadas. Os concertos, que ocorreram em edições anteriores, não serão realizados.

Programação

Murais e Exposição Fotográfica:

  • Jofre Oliveiras – Largo Dr. Valério de Morais
  • Alberto Montes – Rua dos Bombeiros Voluntários
  • Catarina Glam – Travessa da Alegria, Rua das Portas do Sol, Rua do Castelo e outros três endereços a serem revelados.
  • Tiago Galo – Largo da Infantaria
  • Jorge Gaiola (fotografia) – Rua 6 de Setembro

Workshops

  • Fotografia de Viagem e Paisagem – Com Jorge Gaiola – 27 setembro , 10h00 > 13h00, A Tentadora. Participação gratuita e limitada a 10 pessoas, mediante inscrição por email: info@woolfest.org.
  • Estamparia com carimbos – 26 setembro – 15h00 > 18h00 – Jardim Municipal. Participação gratuita e limitada a 25 pessoas, acima dos 14 anos, mediante inscrição por email: info@woolfest.org.

Conversas

  • Artistas do festival – 24 de setembro – 21h15 – Casa das Muralhas
  • Rui Gaiola – 26 setembro – 21h15 – Casa das Muralhas

Exibição de documentário

  • Martha: A Picture Story – 25 setembro, 21h15 – Pena d’Água Boutique Hotel. Acesso gratuito, mas limitado à lotação do espaço. Marcações através do email: info@woolfest.org

Giovanni Ramos

Pesquisador de media regionais, atua no jornalismo desde 2005. E-mail: web@redevivacidade.com