Wool: Artistas já estão pela Covilhã
A cidade terá 46 obras de arte urbana com após esta edição do festival.
A partir desta segunda-feira (21), quem caminhar pelas ruas do Centro Histórico da Covilhã poderá acompanhar a criação de obras de arte urbanas. Os quatro artistas convidados para o Wool – Festival de Arte Urbana, começam seus trabalhos em diversos pontos da cidade.
Os artistas chegaram à Covilhã na semana passada e terão a semana para realizarem seus trabalhos. As visitas guiadas serão para o fim de semana, quando outras atividades do festival também estão agendadas.
Serão três artes em grande formato e seis em pequeno formato (da artista portuguesa Catarina Glam). Ao fim do evento, a Covilhã terá 31 artes urbanas maiores e 15 menores, em um total de 46 trabalhos espalhados pelo Centro Histórico.

Primeiros trabalhos em 2011
Transformar o Centro Histórico da Covilhã em um museu de arte urbana foi uma proposta idealizada pelos portugueses Pedro Seixo Rodrigues e Lara Rodrigues e pela espanhola Elisabet Canceller em 2011, ano da primeira edição do Wool.
Pedro Rodrigues conta que os idealizadores já conheciam eventos semelhantes em outros países como Noruega e Itáçia. Eles tinham a intenção de trabalhar o Centro Histórico da Covilhã, que estava sem vida.
“O Centro mudou muito nesses período. Quando as primeiras artes foram feitas, em 2011, a cidade era outra. Nem mesmo o miradouro das Portas do Sol nós tínhamos como temos hoje”, comenta.
Em 2021, o festival completará 10 anos e a intenção dos organizadores é fazer um evento ainda maior para celebrar a data.
Programação
Murais e Exposição Fotográfica:
- Jofre Oliveiras – Largo Dr. Valério de Morais
- Alberto Montes – Rua dos Bombeiros Voluntários
- Catarina Glam – Travessa da Alegria, Rua das Portas do Sol, Rua do Castelo e outros três endereços a serem revelados.
- Tiago Galo – Largo da Infantaria
- Jorge Gaiola (fotografia) – Rua 6 de Setembro
Workshops
- Fotografia de Viagem e Paisagem – Com Jorge Gaiola – 27 setembro , 10h00 > 13h00, A Tentadora. Participação gratuita e limitada a 10 pessoas, mediante inscrição por email: info@woolfest.org.
- Estamparia com carimbos – 26 setembro – 15h00 > 18h00 – Jardim Municipal. Participação gratuita e limitada a 25 pessoas, acima dos 14 anos, mediante inscrição por email: info@woolfest.org.
Conversas
- Artistas do festival – 24 de setembro – 21h15 – Casa das Muralhas
- Rui Gaiola – 26 setembro – 21h15 – Casa das Muralhas
Exibição de documentário
- Martha: A Picture Story – 25 setembro, 21h15 – Pena d’Água Boutique Hotel. Acesso gratuito, mas limitado à lotação do espaço. Marcações através do email: info@woolfest.org
