Dicas para o fim de semana inspiradas em espetáculos

A coluna traz três dicas – filme, disco e livro – inspiradas em espetáculos.

25 de Setembro de 2020
Dicas para o fim de semana inspiradas em espetáculos

O fim de semana terá muitas atrações na cidade da Covilhã: o Wool, Festival da Cherovia, Contradança e Festival de Teatro. Para quem for ficar em casa, a coluna VivArte traz três dicas – filme, disco e livro – inspiradas em espetáculos.

Ver > Birdman

Vencedor de quatro Óscares em 2015 (melhor filme, realizador, argumento original e fotografia), Birdman mostra como são os bastidores de um espetáculo da Broadway em Nova Iorque, Estados Unidos.

A personagem principal é Riggan Thomson (Michael Keaton), um ator que ficou famoso no passado por ser o protagonista de um filme de super-heróis chamado Birdman. Desde então, nunca mais conseguiu a fama.

Para recuperar a carreira, Thomson decide produzir e atuar num espetáculo que será apresentado na Broadway. O ator precisa de lidar com problemas familiares, com o seu agente e com os outros atores, principalmente o arrogante Mike Shiner (Edward Norton).

Produzido em plano-sequência, Birdman traz um ótimo argumento e uma ótima atuação de Michael Keaton, cuja história é semelhante à do seu personagem. Keaton atuou em dois filmes do Batman no fim da década 80 e depois perdeu espaço em Hollywood.


Ouvir > Viza – Carnivalia

A união do rock and roll americano com músicas folclóricas do Leste Europeu, esta é a melhor definição da banda Viza, criada na Califórnia por descendentes de arménios, que ganhou visibilidade após uma parceria com o cantor Serj Tankian, vocalista do System of a Down.

Carnivalia é o quarto álbum da banda. Além das guitarras e de instrumentos musicais tradicionais do Leste Europeu como o duduk, um tipo de flauta da Arménia, o álbum tem uma clara inspiração nos circos e espetáculos de rua.

Os destaques do álbum vão para as duas primeiras canções: Carnivalia e A Magic Ladder, singles com videoclipes. Outras canções que merecem ser mencionadas são Viktor’s Sister, que mantém a animação folclórica de apresentações circenses e Everybody Wants Money!, com clara influência do System of a Down.


Ler > Hamlet

A mais famosa dramaturgia do inglês William Shakespeare merece ser lida. O leitor desta coluna provavelmente já assistiu a Hamlet no teatro ou viu alguma adaptação para o cinema.

Porém, recomenda-se ler a peça e descobrir as riquezas dos diálogos que Shakespeare desenvolve não apenas para o protagonista, mas com todas as personagens em todos os atos. São detalhes que muitas vezes passam despercebidos pelo público numa apresentação.

A recomendação desta obra nesta coluna é por motivos óbvios: a construção de um espetáculo teatral está no enredo de Hamlet. Ler a dramaturgia como um romance é uma ótima dica para entender por que Shakespeare é considerado um dos maiores génios da dramaturgia.