Sociedade

UBI vai desenvolver projeto de treinos para idosos em instituições

Com o nome ‘Stop Ageing’, o projeto contará com a participação de 80 idosos

UBI vai desenvolver projeto de treinos para idosos em instituições

 A Universidade da Beira Interior (UBI) vai desenvolver um projeto destinado a promover um programa de treino para idosos a residir em instituições, anunciou aquela instituição com sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Com o nome ‘Stop Ageing’, o projeto contará com a participação de 80 idosos e será desenvolvido através de um consórcio liderado pela UBI, tendo como parceiros a Santa Casa da Misericórdia do Fundão e a Nord University, sediada na cidade norueguesa de Bodo.

Em nota de imprensa, a UBI explica que o ‘Stop Ageing’ conta com financiamento do Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants e que será promovido pelo departamento de Ciências do Desporto da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, com coordenação do docente Daniel Marinho.

“Esta iniciativa bilateral tem como propósito contribuir para a preservação e melhoria da capacidade funcional e função cognitiva em idosos institucionalizados, através da implementação de programas de treino de força em Portugal e na Noruega”, é referido.

Entre os objetivos estão também a promoção do contacto social e a partilha de novas experiências entre todos os participantes envolvidos, promovendo a prática do exercício físico de forma regular em idosos a residir em instituições ou que frequentem centros de dia da Cova da Beira e da região de Bodo.

Melhorar a capacidade funcional, através da otimização da força e potência muscular; prevenir a ocorrência de quedas; estimular a componente cognitiva; promover a inclusão social; sensibilizar a população sénior para a importância da prática desportiva regular e apresentar soluções práticas como, por exemplo, sessões de treino em regime ‘online’ durante períodos de confinamento social, são outras das metas a atingir.

O EEA-Grants é um mecanismo financeiro que resulta do memorando de entendimento celebrado entre o Estado Português e os países doadores (Islândia, Liechtenstein e Noruega).

Redação