Opinião

UBI à frente do tempo

Opinião de Ricardo Nora

UBI à frente do tempo

Na passada sexta-feira – com a eleição do Hugo Carvalho como Presidente do Conselho Geral da Universidade da Beira Interior, bem como com o início de funções do André Reis no mesmo órgão e do Jorge Pereira como Provedor do Estudante – a UBI deu um passo fundamental para estar à frente do seu tempo, afirmando o seu projeto educativo como um projeto de futuro.

Quando assumimos a nossa candidatura ao Conselho Geral, sempre fomos muito claros com os estudantes: queríamos assumir um papel de liderança na definição do futuro da UBI.

Desde a aprovação do RJIES, em 2007 – que veio criar os Conselhos Gerais e definir a figura do Provedor do Estudante – sentimos que as Instituições de Ensino Superior optam muito pelo mesmo tipo de pessoas para estas funções.

É nosso entendimento que os problemas de sempre não se resolvem com as pessoas de sempre. Num Mundo e Ensino Superior cada vez mais competitivos, a UBI precisa necessariamente de fazer diferente e afirmar-se como uma Instituição de Ensino Superior jovem, inovadora e de referência.

Não queremos uma Universidade técnica, rígida e mecanizada. Queremos uma Universidade que promova o conhecimento através do pensamento crítico, da criatividade, da colaboração e da comunicação. Uma Universidade com educação versátil e completa aos estudantes.

Entendemos o Ensino Superior como um catalisador da nossa sociedade, com uma preponderância acrescida no planeamento e preparação para as inúmeras transformações que surgem ao longo do tempo.
Neste seguimento, não queremos uma Universidade que pare no tempo e se preocupe exclusivamente em formar profissionais de excelência enquadrados no meio empresarial contemporâneo, mas sim uma instituição com perspectivas de progresso, com foco nas áreas emergentes que irão assumir a preponderância do nosso quotidiano futuramente.

A nossa proposta para o Hugo Carvalho, o André Reis e o Jorge Pereira se juntarem à nossa Instituição é a melhor representação daquilo que queremos para a UBI.

São dias felizes e a garantia que posso dar a todos os estudantes é que hoje, mais do que nunca, acredito muito no futuro da nossa Academia.

Redação