clima

Temperaturas altas e risco de incêndio até domingo (19)

Recomenda-se também a não exposição ao sol entre 11h e 17h

Temperaturas altas e risco de incêndio até domingo (19)
Em roxo, os locais onde há risco máximo de incêndio no país

A população deve ter cuidado neste final de semana com as altas temperaturas. Com a possibilidade de passar dos 40 graus em diversos pontos do interior, a preocupação é também com o risco de incêndio rural.

Os distritos de Castelo Branco e Guarda estão, em sua totalidade, com risco máximo de incêndio segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O Ministério da Administração Interna (MAI) já alertou a população por SMS, num alerta máximo que vai até às 23h59min de domingo (19).

Segundo Alfredo Calado, da Meteoestrela, a subida de temperatura nessa semana ocorreu devido a um anticiclone localizado a nordeste dos Açores, que dá origem ao transporte da massa de ar quente do norte de África, atingindo o país.

Além dos riscos de incêndios, as autoridades reforçam também os cuidados com a saúde da população, principalmente na exposição ao sol, pois o índice ultravioleta estará no máximo nos próximos dias.

Recomenda-se beber muita água, evitar comidas gordurosas e com condimentos e evitar ao máximo a exposição ao sol entre 11h e 17h.

Redação Viva Serra

Entre em contato com a redação do Viva Serra | jornalismo@redevivacidade.com