Sortelha recebe festa inspirada pela lenda do Beijo sem Fim

Sortelha recebe festa inspirada pela lenda do Beijo sem Fim

A lenda romântica do Beijo sem Fim vai estar em destaque, no dia 03 de julho, na Aldeia Histórica de Sortelha, concelho do Sabugal, no âmbito do ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021, foi ontem anunciado.

Em nota de imprensa, a Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, que organiza este ciclo, refere que o evento chega a Sortelha a 03 de julho e que contará com várias atividades e surpresas que evocam a famosa lenda e que recordam curiosidades e histórias sobre o povo e daquela Aldeia Histórica.

“Reza a lenda que, no tempo em que Portugal lutava pela reconquista das Beiras aos mouros, a filha do alcaide de Sortelha ter-se-á apaixonado pelo príncipe mouro. Trocaram mensagens e presentes, até que um dia combinaram encontrar-se. Mas a mãe da donzela, sempre vigilante, decidiu segui-la. Praticante de bruxarias, assim que os dois se beijaram, amaldiçoou-os, transformando-os em pedra. Surgiram, assim, os curiosos penedos de Sortelha, que até hoje são conhecidos como as Pedras do Beijo Eterno”, conta a organização.

Segundo especifica, esta lenda servirá então de mote para visitas guiadas encenadas, oficinas gastronómicas e um piquenique, entre outras. Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia, mas haverá transmissões via ‘livestreaming’, na página de Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.

O certame arranca às 09:00, com a realização da caminhada “Conhecer Sortelha a partir do Arrabalde…”. Entre as 11 e as 12:30 decorre a iniciativa “A Natureza à Mesa”, que será transmitida via ‘online’ e que conta com uma criação do chef Rui Cerveira. Entre as 14:00 e as 15:00 realiza-se a oficina de bracejo – “Conversas entrelaçadas”, seguindo-se, às 16:00, o atelier “Histórias Criativas – Vamos fazer o Zé do Feijão”, que se destina a crianças dos 3 aos 12 anos).

Haverá depois o piquenique nas ‘sortes’, que remete para a origem do nome Sortelha, o qual poderá estar relacionado com o facto de, na aldeia, apenas existirem pequenas ‘sortes’ (quintais pequenos). “Murmúrios de Paixão”, um percurso encenado, está marcado para o período entre as 18:00 e as 19:00. O programa encerra-se com um concerto de Luísa Sobral, às 19:30, que também será transmitido em ‘livestreaming’.

O evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do município de Almeida, Junta de Freguesia de Castelo Mendo, associações e agentes económicos locais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *