PROJETO DE PROXIMIDADE E INTEGRAÇÃO DA REDE INTERMUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DAS BEIRAS E SERRA DA ESTRELA APROVADO

PROJETO DE PROXIMIDADE E INTEGRAÇÃO DA REDE INTERMUNICIPAL DE BIBLIOTECAS DAS BEIRAS E SERRA DA ESTRELA APROVADO

“Em rede nunca lemos sós” é o lema do projeto de proximidade e integração da Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela que foi aprovado e é apoiado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços das Bibliotecas Públicas – PADES.

Um projeto em que as bibliotecas do território pretendem potenciar o impacto direto do trabalho em rede na melhoria do serviço público prestado aos cidadãos, otimizando recursos disponíveis, rentabilizando e qualificando serviços de cada biblioteca tendo em vista a melhoria do acesso dos cidadãos à informação.

“Do trabalho em rede resulta para o cidadão a atenuação de eventuais desequilíbrios através da disponibilização do acesso a serviços e a recursos de biblioteca existentes na comunidade, independentemente do seu município de origem. Assim, será possível reduzir custos e ganhar escala, reforçando a identidade regional e coesão territorial sem prejuízo da identidade local”, refere a CIM Beiras e Serra da Estrela em comunicado.

Através deste projeto pretende-se promover o valor social e económico das bibliotecas, como lugar público de socialização, capaz de reforçar a coesão social e de responder às necessidades da população, sobretudo no contexto da inclusão social e digital dos cidadãos.

O Programa PADES foi especialmente concebido para o apoio a projetos elaborados no âmbito das Redes Intermunicipais de Bibliotecas formalmente constituídas e é fruto da implementação de uma nova estratégia para as bibliotecas públicas que assenta no incentivo à criação de redes de bibliotecas de âmbito regional junto das Comunidades Intermunicipais e Áreas Metropolitanas, procurando garantir uma maior articulação entre bibliotecas para a prestação de serviços em rede às populações.

A cerimónia que decorreu na Torre do Tombo, com a presença do Presidente da CIMBSE, Luis Tadeu Marques, do Secretário Executivo, António Miraldes e das Coordenadoras da RIBBSE, Catarina Santos e Cristina Caetano e, pela DGLAB, do seu Diretor-Geral, Silvestre Lacerda, dos Sub Diretores. José Maria Salgado e Bruno Duarte Eiras e da Diretora de Serviços de Bibliotecas, Sandra Dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *