clima

Portugal em alerta por causa do risco de incêndios

Estado de Alerta vai até terça à noite. Calor permanece por toda a semana.

Portugal em alerta por causa do risco de incêndios

O país inteiro está em alerta até às 23h59min de terça-feira por causa das altas temperaturas e o risco de incêndios. A situação de Alerta foi decretada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e está válida desde o início da manhã de segunda-feira.

Segundo o mapa Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), quase todos os concelhos dos distritos de Guarda e Castelo Branco estarão em risco máximo de incêndio durante toda a semana. As exceções são os concelhos de Idanha-a-Nova, Seia e Gouveia, que em alguns dias estarão no alerta muito elevado, estágio anterior.

No último final de semana, um incêndio no concelho de Oleiros atingiu seis mil hectares e só foi controlado no começo da manhã de segunda-feira (27).

Previsão e recomendações

Segundo o site Meteoestrela, a semana inteira será de forte calor, com temperaturas acima dos 35 graus na região, com possibilidade de trovoadas na segunda-feira e terça-feira à noite em alguns concelhos da região Centro. As temperaturas podem descer um pouco para o final de semana.

Além dos riscos de incêndios, as autoridades reforçam também os cuidados com a saúde da população, principalmente na exposição ao sol, pois o índice ultravioleta estará no máximo nos próximos dias.

Recomenda-se beber muita água, evitar comidas gordurosas e com condimentos e evitar ao máximo a exposição ao sol entre 11h e 17h.

Redação Viva Serra

Entre em contato com a redação do Viva Serra | jornalismo@redevivacidade.com