Ambiente

Património rural e fronteiras em debate no Fundão

SOPA – Congresso Internacional de Socialização do Património em Meio Rural decorre entre os dias 14 e 17 de outubro, no Fundão. Será debatido o tema “Fronteiras – Patrimónios e Memórias. Do Geográfico ao Imaginário Coletivo”.

Património rural e fronteiras em debate no Fundão

Uma organização do Underground Arqueologia Património & Gente e do Município do Fundão, através do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, o congresso irá contar com a presença de investigadores oriundos de instituições académicas, coletivos da América Latina e da Península Ibérica e associações locais e regionais.

A edição portuguesa do SOPA – Fundão Gardunha, a primeira vez a decorrer em Portugal, irá decorrer em dois momentos. Na próxima quarta-feira, dia 14 de outubro, será virtual devido à situação pandémica que estamos a viver.

Em maio, o SOPA terá como território operativo as comunidades da serra da Gardunha, chuvas de relevo de Portugal Central que se assume como uma convergência cultural milenar, no contexto da história dos territórios de baixa densidade do interior de Portugal.

Edições anteriores do Congresso SOPA decorreram em Espanha, Argentina, México, Chile e Colômbia, tendo como objetivo geral associar geografias ibero-americanas

Redação Viva Serra

Entre em contato com a redação do Viva Serra | jornalismo@redevivacidade.com