Município do Fundão lança programa de bolsas artísticas de longa duração

Município do Fundão lança programa de bolsas artísticas de longa duração

O Município do Fundão lançou um programa de bolsas artísticas de longa duração denominado (Re)Cri’Arte, de forma a apoiar o sector da cultura e os seus profissionais.

O programa pretende conceder bolsas para o desenvolvimento de projetos relativos a qualquer área artística e tem como objetivos apoiar, envolver, promover e fixar os artistas e outros técnicos de áreas de apoio ao desenvolvimento de atividades culturais.

Uma forma de fomentar a criação artística integrando-a no plano de programação da autarquia, contribuindo, assim, para a renovação do tecido artístico regional e para a criação de novos públicos, incentivando o dinamismo e a inovação e desenvolver projetos que envolvam a comunidade.

Para Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, “o sector da cultura foi uma das áreas mais atingidas pela pandemia COVID-19. Decidimos agora elevar a fasquia através do (Re)Cri’Arte – Programa de bolsas de longa duração, visando, sobretudo, promover a criação artística de qualidade na região, ao mesmo tempo que se fomenta a educação artística e a criação de novos públicos. Entendemos que a diversidade artística e a fruição cultural são essenciais para alcançar uma cidadania plural, responsável, participativa e democrática”.

Serão atribuídas 15 bolsas artísticas com a duração de um ano e com o valor de 7.200 euros cada. Para além da bolsa, haverá também a possibilidade de apoio ao nível dos equipamentos e materiais necessários para a concretização dos diferentes projetos artísticos.

Para o (Re)Cri’Arte serão admitidos a concurso artistas com idade igual ou superior a 18 anos que se proponham a desenvolver trabalhos de criação artística no concelho do Fundão. No âmbito do programa (Re)Cri’Arte irá ser ainda contemplada a atribuição de residência no concelho do Fundão para os primeiros dez artistas/projetos selecionados.

As candidaturas estão abertas até dia 16 de janeiro de 2022 e deverão ser formalizadas em formulário eletrónico disponível em https://forms.gle/AAkQBuvvwxSNXSba8.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *