Inscrições abertas para programa de voluntariado juvenil de Pinhel

Inscrições abertas para programa de voluntariado juvenil de Pinhel

O município de Pinhel tem a decorrer as inscrições para o programa de voluntariado juvenil “Pinhel nas tuas Mãos”, destinado a “promover a participação cívica dos jovens em ações de voluntariado de interesse social e comunitário”.

Segundo a autarquia de Pinhel, presidida por Rui Ventura, o programa “Pinhel nas tuas Mãos” destina-se a jovens com idades entre os 14 e os 30 anos, “que estejam comprovadamente integrados no sistema de ensino ou de formação profissional ou, tendo concluído a sua escolaridade obrigatória, não se encontrem a exercer qualquer atividade profissional ou estejam a cumprir medida tutelar educativa”.

Os projetos a desenvolver no âmbito da iniciativa têm a duração mínima de um mês e máxima de quatro meses, sendo que a duração das atividades a prestar pelo jovem voluntário não pode ser superior a trinta horas mensais.

Segundo o município, os jovens voluntários têm direito a uma bolsa para compensação de despesas (no valor de dois euros por cada hora de ocupação efetiva, no máximo de 30 horas mensais), a um seguro de acidentes pessoais (garantido pela entidade promotora) e a um certificado de participação.

O programa “Pinhel nas tuas Mãos”, cujo regulamento foi publicado em Diário da República, em julho de 2019, foi criado pelo município de Pinhel para “promover a participação cívica dos jovens em ações de voluntariado de interesse social e comunitário”.

Incentivar o espírito de iniciativa, de solidariedade e de pertença comunitária, no âmbito de projetos desenvolvidos pelo município, por instituições particulares de solidariedade social ou por associações juvenis e culturais, são outros dos objetivos do programa.

A iniciativa proporcionará aos jovens “experiências enriquecedoras que lhes permitam ocupar os tempos livres, com atividades de natureza cultural, ambiental, turística ou social, geradoras de impacto positivo na comunidade e que sejam experiências de valorização pessoal”, remata a fonte.

Segundo o regulamento do programa, compete ao município de Pinhel selecionar os jovens voluntários a integrar nos diversos projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *