GUARDA CELEBRA SEMANA DA CRIANÇA E DO AMBIENTE

GUARDA CELEBRA SEMANA DA CRIANÇA E DO AMBIENTE

De 1 a 6 de junho o Município da Guarda vai comemorar Dia Mundial da Criança e o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A iniciativa “Semana da Criança e do Ambiente” terá teatro musical, exposições, música, sessões de leitura, teatro de papel, jogos tradicionais e ações de Educação Ambiental.

As atividades serão dirigidas essencialmente para as crianças do pré-escolar e 1º Ciclo do ensino público e privado do concelho da Guarda.

Um dos destaques desta iniciativa será a apresentação da estrutura “Arte Que Gira”.

Constituída por 330 piões pintados e decorados pelos alunos do 4º ano das escolas do concelho e construída com a colaboração da Associação do Jogos Tradicionais da Guarda (AJTG), associa a tradição, às artes plásticas, ao ambiente e à componente lúdica.

A apresentação está agendada para o dia 6 de junho, no Paço da Cultura.

Também aqui estarão expostas árvores decoradas com frases alusivas à água e ao ambiente, concebidas pelas crianças, com materiais recicláveis.

No dia 1 de junho a marcar o arranque das comemorações está o Hastear das Bandeiras “Selo Protetor” e Bandeira “Eco- Escolas”, na Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca.

Esta ação, irá repetir-se noutros estabelecimentos de ensino e celebra “Uma só Terra”, e tem como foco a vida sustentável em harmonia com a Natureza.

No Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG), entra em cena “A Casinha de Chocolate – o Musical”.

Inspirada no conto de Hänsel und Gretel dos Irmãos Grimm, “A Casinha de Chocolate” é uma produção muito animada, tanto para o público infantil como para o público juvenil.

Irão decorrer quatro sessões para um universo de, aproximadamente, 2200 crianças.

No Foyer do Grande Auditório do TMG, irá ser inaugurada a Exposição de desenho e pintura “Ilusão”.

Com obras de Maria Moreno Soares, uma jovem aluna da Escola Básica de Santa Clara com especial talento para as artes plásticas, esta mostra ilustra um universo visual de grande imaginação e criatividade.

O dia 2 de junho começa na Escola Básica de Santa Clara com a iniciativa Planetário “A nossa Casa é um Planeta”, promovida em parceria com a Resiestrela.

A Câmara Municipal da Guarda recebe, no dia 3 de junho, o Workshop “Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais e o Ordenamento do Território: Desafios e Oportunidades”.

Esta ação decorre em parceria com o Projeto Avodis e o Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do território, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Para o dia 4 de junho está marcada uma Tertúlia no Centro Comercial La Vie, aberta ao público em geral, que conta com a intervenção de várias entidades da área do Ambiente.

A apresentação do projeto “Vila Garcia – Uma Aldeia em Movimento”, vencedor do Orçamento Participativo de 2021, será no dia 5 em Vila Garcia.

Este projeto tem como principal objetivo a requalificação de um espaço público e a sua transformação em local de lazer intergeracional, dotando-o de um parque infantil e outros equipamentos ocupacionais.

No último dia desta Semana da Criança e do Ambiente, para além da apresentação da estrutura “Arte Que Gira” e das árvores contruídas com materiais recicláveis, é também lançado, em vários locais, o Projeto Piloto “Recolha e Tratamento de Biorresíduos”, em parceria com a COFICAB.

Esta iniciativa tem como objetivo a compostagem doméstica, nos estabelecimentos de ensino e outros espaços que tenham cantina com confeção própria de alimentos e com espaço exterior sem impermeabilização (terra).

Tendo sempre em conta a sustentabilidade ambiental, os compostores foram construídos, pela COFICAB, com recurso a reaproveitamento de materiais.

A Semana da Criança e do Ambiente é promovida pelo Município da Guarda em parceria com os Agrupamentos de Escolas da Sé e Afonso de Albuquerque, a Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca, a Resiestrela, a COFICAB e a AJTG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.