“GASTROTOUR” É UM PROJETO DO IPG QUE APOIA O TURISMO GASTRONÓMICO

“GASTROTOUR” É UM PROJETO DO IPG QUE APOIA O TURISMO GASTRONÓMICO

Gastrotour é o nome do projeto europeu de turismo gastronómico que o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) lançou “para alavancar o turismo na região das Beiras e Serra da Estrela”.

O projeto visa reforçar parcerias entre a restauração, as empresas turísticas e os produtores locais e regionais, criando uma rede com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável. A iniciativa inclui ações de capacitação, tornando a região mais competitiva ao nível do tecido socioeconómico regional para se projetar no espaço europeu.

“Pretendemos promover a gastronomia regional e ajudar a desenvolver os pequenos negócios da região, incentivando ao consumo em rede e à utilização de sistemas alimentares mais justos e amigos do ambiente”, refere Cristina Rodrigues, investigadora no IPG envolvida no Gastrotour.

A investigadora acrescenta que “o turismo gastronómico não se resume a sentar à mesa e degustar uma boa refeição. Os turistas, além de experimentarem os produtos locais, pretendem conhecer os produtores, o modo de produção, a história associada ao produto e os fatores identitários que lhe estão associados”.

O Gastrotour é um projeto “europeu proposto no âmbito ERASMUS+” e envolve seis universidades e institutos de França, Itália, Espanha, Bulgária, Grécia e Portugal.

O projeto foi apresentado no “Seminário de Primavera – Gastronomia, Dieta Mediterrânica e Sustentabilidade” na Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH), em Seia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *