Mobilidade

Fundão já tem posto de carregamento para carros elétricos

Primeiro posto de carregamento a ficar disponível no concelho está localizado junto à Estação Ferroviária

Fundão já tem posto de carregamento para carros elétricos

O primeiro posto de carregamento para veículos elétricos já entrou em funcionamento no Fundão, segundo comunicado enviado pela autarquia.

Junto à estação ferroviária está colocado o primeiro de três postos que estarão disponíveis no município. Brevemente poderão ser utilizados os outros dois, que estão já colocados junto ao Agrupamento de Escolas do Fundão e na Zona Industrial, mas ainda aguardam certificação.

Estes dois postos foram instalados no âmbito de um protocolo entre o Município do Fundão e o projeto URBANSOL, financiado pelo programa Interreg Espanha-Portugal que promove a aposta nos planos de mobilidade urbana sustentável e inteligente.

“Para utilizar o posto de carregamento cada utilizador deve ter um contrato com um operador e o posto é ativado com um cartão com leitor NFC (Near Field Communication)”, sublinha o Município.

Todos os postos de carregamento vão ser ligados à rede MOBI-E, a entidade que valida as transações relacionadas com mobilidade elétrica em território nacional. Esta é também a empresa responsável pela associação dos o contratos dos utilizadores ao procedimento de carregamento do veículo elétrico em qualquer posto público do país.

Redação