educação

Eleições para Conselho da UBI em 18 de novembro

Segunda volta será no dia 20 de novembro, se for necessária.

Eleições para Conselho da UBI em 18 de novembro
FOTO: Divulgação/UBI

As eleições para o Conselho Geral da Universidade da Beira Interior foram agendadas para o dia 18 de novembro. Até o dia 6 de novembro serão apresentação das listas concorrentes para concorrer as 21 vagas das 29 existentes no conselho.

Uma segunda volta, se necessária, será realizada no dia 20 de novembro. O calendário foi anunciado na última sexta-feira. Segundo o atual presidente do Conselho Geral, José Ferreira Gomes, o calendário teve apenas um ligeiro atraso.

“Houve consenso no sentido de aprovarmos um edital, de modo a serem elaborados os cadernos eleitorais, com um ligeiro atraso devido ao atraso no início do ano letivo, para se realizarem as eleições no dia 18 de novembro”, afirmou.  

Os 21 conselheiros são distribuídos da seguinte forma: 15 representantes dos professores e investigadores, 5 representantes dos estudantes e um dos funcionários não docentes e não investigadores.

Esses 21 conselheiros convidarão oito personalidades externas para completar as 29 cadeiras no Conselho Geral. É o conselho que elegerá em 2021 o próximo reitor da universidade, para o mandato 2021-2015.

Para o lugar do atual reitor, António Fidalgo, já há três candidatos: Abel Gomes (FE), Ana Paula Duarte (FCS) e Mário Raposo (FCSH).

Giovanni Ramos

Pesquisador de media regionais, atua no jornalismo desde 2005. E-mail: web@redevivacidade.com