Cultura

Documentário “The Missing Lynx” exibido no TMG

Episódio da série documental “Europe’s New Wild”, produzida pela Rewilding Europe e pela Off the Fence teve a sua estreia na Guarda

Documentário “The Missing Lynx” exibido no TMG

O Vale do Côa esteve em destaque no Teatro Municipal da Guarda. Na passada quinta-feira foi exibido “The Missing Lynx”, um episódio da série documental “Europe’s New Wild”, produzida pela Rewilding Europe e pela Off the Fence e transmitida pela National Geographic por todo o mundo.

A série, dividida em 6 episódios, revela os meandros dos processos de renaturalização que estão a ser levados a cabo em toda a Europa. No capítulo exibido no TMG é revelado o contributo da Rewilding Portugal e respetivos parceiros no nosso país, em particular o trabalho desenvolvido no Vale do Côa.

Esta foi a primeira vez que a série foi exibida no grande ecrã em Portugal, numa sessão enquadrada na Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027.

O evento contou com a presença de Pedro Prata, líder de equipa da Rewilding Portugal e Pedro Gadanho, diretor executivo da candidatura da Guarda 2027, entre outras personalidades e entidades intervenientes.

O projeto LIFE WolFlux é financiado pelo programa LIFE da Comissão Europeia e cofinanciado pelo Endangered Landscapes Programme, enquanto que o projeto Promover a Renaturalização do Grande Vale do Côa é também ele financiado pelo Endangered Landscapes Programme, que é gerido pela Cambridge Conservation Initiative e financiado pela Arcadia, um fundo de caridade de Peter Baldwin e Lisbet Rausing.

A Rewilding Portugal conta em ambos os projetos com os seus parceiros: Rewilding Europe, ATNatureza, Universidade de Aveiro e Zoo Logical.


Redação