COLÓNIA DE GRIFOS DESCOBERTA NA SERRA DA MALCATA

COLÓNIA DE GRIFOS DESCOBERTA NA SERRA DA MALCATA

Foi descoberta uma nova colónia reserva natural da Serra da Malcata, desta vez de grifos.

Segundo a Rewilding Portugal esta descoberta é um bom indicador da recuperação gradual das aves necrófagas nesta região do país.

“Durante o trabalho de campo identifiquei alguns grifos pousados num pequeno afloramento rochoso, a mais de 1 quilómetro de distância. Pelo comportamento das aves e pela quantidade de dejetos nas pedras, suspeitei que estivesse a olhar para uma colónia. Semanas depois, conseguimos confirmar um total de 7 ninhos ocupados e por isso uma nova colónia reprodutora”, conta-nos Pedro Ribeiro, técnico de campo responsável pela monitorização de aves necrófagas da Rewilding Portugal.

Os grifos estão em expansão no nosso país e na Europa. Embora estejam classificados como Quase Ameaçados em Portugal, nos últimos anos os seus números têm aumentado substancialmente, ocupando agora cada vez mais fragas pelas regiões Norte e Centro de Portugal.

Esta colónia agora descoberta na Serra da Malcata está localizada quase a meio caminho entre as duas maiores populações de grifos em Portugal, fazendo uma importante ponte entre as colónias do Tejo Internacional e do Douro Internacional.

Recorde-se que em novembro de 2021, a Rewilding Portugal já tinha confirmado a existência de uma colónia de abutre-preto, na qual se confirmou sucesso reprodutor em vários casais na Reserva Natural da Serra da Malcata em 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *