CIMBB reforça competências de intervenção psicossocial de técnicos locais

CIMBB reforça competências de intervenção psicossocial de técnicos locais

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) arrancou com um projeto de formação que tem como objetivo o reforço das competências de intervenção psicossocial de técnicos que desempenham funções estratégicas na região.

“A CIMBB encontra-se a desenvolver várias ações formativas destinadas a públicos estratégicos cuja intervenção tem um potencial elevado em termos de disseminação de valores e atitudes, capazes de ajudar a desconstruir estereótipos de género”, refere, em comunicado, a Comunidade Intermunicipal.

Estas ações surgem no âmbito do projeto de “Formação de Públicos Estratégicos”, cuja primeira sessão foi destinada aos professores dos agrupamentos de escolas da região da Beira Baixa.

O projeto pretende reforçar as competências de intervenção psicossocial dos técnicos que desempenham funções estratégicas na região da Beira Baixa.

Tem ainda em vista, “a promoção da igualdade entre mulheres e homens e a construção de uma sociedade mais igualitária, onde todos se possam realizar em função das suas potencialidades e aspirações, sem as limitações de estereótipos que estabeleçam e condicionem a sua liberdade de escolha e de realização individual”.

A primeira ação, denominada “Formação de Públicos Estratégicos para obtenção da especialização em Igualdade de Género”, foi dirigida aos técnicos das autarquias locais, com vista a reforçar a capacidade de implementação de políticas para a igualdade pelas autarquias, quer enquanto entidades empregadoras quer na relação com os seus territórios.

Ainda durante o mês de julho, decorre a ação de formação sobre “Género, Igualdade e Cidadania” destinada a educadores e professores que pretende reforçar o papel que desempenham na desconstrução de estereótipos de género.

“Esta ação está a ser realizada em colaboração com o Centro de Formação de Associação de Escolas do Alto Tejo e será repetida no último trimestre do ano”, lê-se na nota.

A CIMBB está ainda a preparar, para setembro, a ação de “Formação de Públicos Estratégicos para obtenção da especialização em Igualdade de Género” para membros das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) dos seis municípios abrangidos.

O objetivo é reforçar as competências de intervenção em situações de violência doméstica e de violência contra as mulheres.

“Este é um contributo importante da CIMBB nos seis municípios num tema tão premente para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, fundamental na perspetiva da desconstrução de estereótipos de género e para que a mudança aconteça”, refere a comunidade intermunicipal.

Destaca ainda a relevância deste projeto para a criação de sinergias entre os municípios, “ao permitir estabelecer as bases para uma futura cooperação intermunicipal nesta matéria, nomeadamente ao nível do planeamento e execução de ações para a igualdade”.

A CIMBB integra os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *