Empreendedorismo

Candidaturas abertas ao Tourism Explorers

Projeto de incentivo a criação de empresas inicia em outubro

Candidaturas abertas ao Tourism Explorers
Participantes receberão material sobre empreendedorismo. FOTO: Giovanni Ramos / Viva Serra

Capacitar empreendedores na área do turismo em todo o país e ajudar reduzir as assimetrias regionais. Estes são alguns dos objetivos do Tourism Explorers, um concurso de empreendedorismo que ocorrerá em 12 cidades portuguesas entre outubro e novembro. As inscrições estão abertas para o dia 7 de outubro através da página do programa.

Covilhã é uma das 12 sedes e a etapa local ocorrerá em parceria com a Universidade da Beira Interior. O Tourism Explorers ocorre em duas fases: a primeira, chamada de Ideação, é voltado para qualquer cidadão que tenha uma boa ideia de negócio relacionado ao turismo. Nos dias 21, 22 e 23 de outubro, um grupo de especialistas auxiliará os candidatos a fazerem uma proposta a partir da ideia.

A segunda fase é de aceleração. Com a proposta definida, os candidatos, organizados em equipas, terão aulas para aperfeiçoarem seus projetos e ainda fazerem testes e validações. Quem já possui uma startup ou projeto em estágio avançado, pode inscrever-se diretamente para esta fase. Esta etapa ocorre entre 3 e 26 de novembro.

Final

Da uma das 12 sedes elegerá o melhor projeto ao final da segunda fase. A grande final nacional ocorrerá no dia 3 de dezembro. A equipa vencedora receberá um prémio de 10 mil euros. Em 2019, a startup covilhanense Sneat venceu a etapa da Covilhã e representou a região na grande final, que também ocorreu na cidade.

O Tourism Explorers é uma organização da Fábrica de Startups, em parceria com o Turismo de Portugal.

Giovanni Ramos

Pesquisador de media regionais, atua no jornalismo desde 2005. E-mail: web@redevivacidade.com