Economia

Brinde digital e campanha online tentam dar esperança aos produtores de vinho

Algumas quintas registam 90% de queda nas vendas

Brinde digital e campanha online tentam dar esperança aos produtores de vinho
FOTO: Divulgação

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho comemora 13 anos nesta quinta-feira (30) com o “maior brinde digital” do país. A celebração teve de ser replaneada pela pandemia do coronavírus e terá início a partir das 11h00 com a palestra intitulada “O Vinho e o Mundo Rural – soluções para a atual crise”.

Depois, às 18h00, os enólogos Osvaldo Amado e Helena Mira participam da 4ª edição das “Provas 6/6” com comentários sobre a produção regional, qualidade das vindimas e das bebidas. Os eventos podem ser acompanhados pela plataforma Zoom e  também na página de Facebook da Associação de Municípios Portugueses do Vinho. Integrado nas provas, às 19h00, haverá o brinde digital com debatedores e participantes do evento.

Em algumas quintas da Beira Interior, por exemplo, regista-se a queda de até 90% das vendas e a adesão ao regime lay-off já atinge parte dos trabalhadores. Diante da apreensão dos produtores relativamente ao escoamento das garrafas, a Comissão Vitivinícula da Bairrada lançou um vídeo nas redes sociais para estimular os produtores de todo o país a “não baixar os braços”.

Vídeo quer produzir “onde de esperança” entre produtores

A campanha “No setor do vinho: fortes e unidos vamos resistir” quer despertar uma onda de esperança e valorizar a qualidade dos vinhos portugueses nos quatro cantos do mundo. “Em breve, os vinhos verdes vão estar ainda mais frescos e as uvas do Douro mais douradas. Em Trás-os-Montes e na Beira Interior, a altitude continuará a imprimir as características únicas”, diz a mensagem.

De acordo com a comissão vitivinícula, é preciso chamar o setor do vinho, “de Norte a Sul de Portugal Continental e ilhas” para acreditar na recuperação face aos problemas que o surto de Covid-19 impôs a todos.


Aline Grupillo

Jornalista