História

Beijo sem Fim em Sortelha

Lenda do Beijo sem Fim inspira dia de festa na Aldeia Histórica de Sortelha

Beijo sem Fim em Sortelha

Conta a lenda que, no tempo em que Portugal lutava pela reconquista das Beiras aos mouros, a filha do alcaide de Sortelha ter-se-á apaixonado pelo príncipe mouro. Trocaram mensagens e presentes, até que um dia combinaram encontrar-se. Mas a mãe da donzela, sempre vigilante, decidiu segui-la. Praticante de bruxarias, assim que os dois se beijaram, amaldiçoou-os, transformando-os em pedra. Surgiram, assim, os curiosos penedos de Sortelha, que até hoje são conhecidos como as Pedras do Beijo Eterno.

É esta romântica lenda que inspira o evento Ciclo “12 em rede| Aldeias em Festa” 2020 ,que chega no próximo dia 17 de outubro à Aldeia Histórica de Sortelha.

Apesar de ser a lenda do Beijo sem Fim, este ano devido à pandemia Covid-19, as gentes de Sortelha cumprimentam através do olhar onde estará o “bem-receber”.

Será um dia com muitas atividades e surpresas para habitantes e visitantes de Sortelha, com a mítica lenda do Beijo sem Fim a ser o mote. Haverá um workshop e passeio fotográfico, uma visita guiada, um concerto com as “Segue-me à Capela” e coro formado por elementos da comunidade.

Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa será transmitida via livestreaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.

A inscrição, que é gratuita mas necessária, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Para se inscrever para o programa da festa na Aldeia Histórica de Sortelha é necessário contactar a Câmara Municipal do Sabugal, através do número 271 750 080 ou do e-mail eventos.sabugal@cm-sabugal.pt.

Programa do evento e limite de participantes

10h00 – Visita guiada ao património geológico e geomorfológico da aldeia: “O Que as Pedras nos Contam” – 10 pessoas
Local: Aldeia (perímetro muralhado) e envolvente natural
Guia – Victor Clamote (geógrafo, residente no concelho do Sabugal)

14h30 – Workshop e passeio fotográfico – 10 pessoas
Local: Aldeia (perímetro muralhado) e envolvente natural
Fotógrafo – Rui Gaiola

16h00 – Piquenique: “Estendidos nos barrocos como lagartixos ao sol” – 10 kits (1 kit por cada 4 pessoas)

Nota: Caso se verifique o agravamento das medidas de contingência ou se as condições sanitárias e o fornecimento de produtos não possam ser assegurados, o piquenique não será realizado.
17h30 – Concerto: “Segue-me à capela” e coro formado por elementos da comunidade – 60 pessoas (Residentes: 30; Visitantes: 16; Pacotes turísticos: 14)

19h30 – Roda de Histórias: “Estas Pedras que Eu sei de Cor” – 15 pessoas
Mediador João Reis (natural e residente na aldeia de Quarta-Feira, anexa de Sortelha)

Redação Viva Serra

Entre em contato com a redação do Viva Serra | jornalismo@redevivacidade.com