Almeida apoia estabelecimentos locais que queiram “Voltar a Abrir” esplanadas

Almeida apoia estabelecimentos locais que queiram “Voltar a Abrir” esplanadas

A Câmara Municipal de Almeida aprovou um programa de apoio à instalação e melhoria de esplanadas devido à pandemia causada pela covid-19, foi ontem anunciado.

Segundo a autarquia presidida por António José Machado, o programa denominado “Voltar a Abrir” pretende apoiar os estabelecimentos comerciais do concelho a “capacitarem-se de meios apropriados”, para que possam retomar e prestar os respetivos serviços, “recebendo o maior número de clientes possíveis em condições de segurança e prevenção”.

“Nesta perspetiva, face à urgência da retoma económica dos agentes comerciais, e face às dificuldades resultantes do impacto que os períodos de confinamento obrigatório causou nestes agentes, este programa direciona um apoio de 85% na aquisição de material mobiliário de esplanadas, abertas ou a abrir, devidamente licenciadas pela Câmara Municipal de Almeida”, refere o município em comunicado.

De acordo com a nota justificativa do programa, o município reconhece que o setor da restauração “tem sofrido um impacto financeiro negativo muito relevante devido à pandemia covid-19, associado a quebras acentuadas na procura e à redução da capacidade máxima” dos estabelecimentos.

A autarquia considera “urgente tomar medidas que apoiem os operadores económicos com a diminuição das suas despesas fixas e que apoiem a existência de esplanadas, minimizando a perda de receitas pelos operadores económicos”.

Neste contexto, o município de Almeida, situado junto da fronteira com Espanha, destinou, para este ano, uma verba de 50 mil euros para apoiar a instalação e melhoria de esplanadas.

“O apoio à aquisição de mobiliário de esplanadas abertas ou a abrir, traduz-se na atribuição de comparticipação financeira (fundo perdido) de 85% do valor de aquisição (sem IVA incluído), até ao valor máximo de 2.500 por candidato”, segundo o documento.

O apoio deve ser requerido pelos candidatos, mediante submissão de candidatura eletrónica, através do ‘email’ camara@cm-almeida.pt ou diretamente no Balcão Único de Almeida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *