À Tua Beira

À Tua Beira em… Linhares da Beira

Há muitas formas de descobrir o Interior de Portugal. À Tua Beira pretende ajudar-te a encontrar a melhor forma de o fazer.
Num vasto território, que envolve 12 distritos, mais de 100 rios e zonas balneares em todo o país, em À Tua Beira vamos sugerir um verdadeiro roteiro pelo melhor que a Beira Interior tem.

À Tua Beira em… Linhares da Beira
Castelo de Linhaeres da Beira. FOTO: Aldeias Históricas de Portugal.

Situada na vertente ocidental da Serra da Estrela, Linhares da Beira é uma aldeia histórica, um verdadeiro museu ao ar livre, com um passado rico bem guardado.

O linho que foi, noutros tempos, uma das culturas importantes desta região está na origem do nome da aldeia: Linhares (ipsis litteris campo de linho).

À altitude de 180 metros onde cada uma das pedras das magníficas ruas que aqui existem, contam-nos histórias fantásticas, permite apreciar paisagens magníficas, cultura e artes medievais e renascentistas. Pode-se respirar ar puro e beber águas frescas e cristalinas. Tem uma paisagem típica da (nossa) Beira, montanhosa.

Lendas e Tradições

São conhecidos pela sua bravura devido à lenda: em Azurara, próximo de Mangualde existia um castelo habitado pelo chefe mouro Zurar, o qual semeava o terror por aqueles lados. Os serranos de Linhares vencera,-no e expulsaram-no. A Câmara de Viseu ia todos os anos à ermida, em romagem e do mais alto do monte, o Alferes-mor virava-se para o lado de Linhares e abanava o estandarte municipal, como que a saudar os libertadores do lugar e exclamando 3 vezes seguidas: Victor Linhares.

Alojamento e Restauração

Sendo tão característico dos beirões a sua hospitalidade, quem visita Linhares da Beira para além do descanso e descontração vai sentir-se, seguramente, em casa.

Se procura um local calmo e acolhedor, a Casa Grande de Juncais num solar de granito do século XVI e classificada como imóvel de interesse público é a opção. A casa dispões de piscina, Wi-Fi grátis, bilhar, ping-pong, matraquilhos e, ainda, tem bicicletas.

No centro histórico encontramos a Casa Pissarra, uma antiga casa da aldeia construída em granito e foi restaurada e adaptada para alojamento. Mantém a arquitectura original, os proprietários, apenas, lhe adicionaram conforto e recatez, tornando-a uma unidade turística a não perder.

O INATEL Linhares da Beira encontra-se num antigo edifício senhorial. É um misto entre os solares antigos da região e o aconchego das casas atuais. Contem uma torre de menagem onde podemos desfrutar da paisagem, tão característica, desta região. É localizado no “coração” de Linhares da Beira.

Para além das paisagens e do conformo, a região é muito conhecida pela sua gastronomia. Em Linhares da Beira um dos lugares onde se pode saborear a gastronomia regional é no restaurante Cova da Loba, situado no largo da igreja.
É um local rústico, mas também, contemporâneo o restaurante Cova da Loba é o lugar para saborear os produtos da região.

Parapente

Conhecida como a capital portuguesa de parapente, Linhares da Beira acolhe o Festival Inernacional de parapente.
A Aldeira Histórica tem óptimas condições para a prática desta modalidade.
A Escola de Aventura de Linhares da Beira diz que Linhares da Beira é o melhor local de escola e de batismos de voo da região. A escola organiza, também, trails, BTT, canoagem e caminhadas.

Linhares da Beira é uma das pérolas desta região, sem dúvida, um sítio a visitar.

Redação Viva Serra

Entre em contato com a redação do Viva Serra | jornalismo@redevivacidade.com