Câmara da Covilhã concede apoios às companhias de teatro locais

Câmara da Covilhã concede apoios às companhias de teatro locais

A Câmara da Covilhã, aprovou por unanimidade conceder um apoio global de cerca 120 mil euros às companhias de teatro profissional do concelho, de modo a ajudar assegurar a atividade das mesmas.

Os apoios são atribuídos ao Teatro das Beiras, à Quarta Parede – Associação de Artes Performativas da Covilhã, à ASTA – Associação de Teatro e outras Artes e ao TeatrUbi – Associação Cultural.

No final da sessão privada do executivo, que decorreu na passada sexta-feira, o presidente da autarquia, Vítor Pereira, explicou que a decisão surge em consonância com a resolução da Direção-Geral das Artes de adiar o novo ciclo de concursos para 2022 e prorrogar os contratos que tinha estabelecidos, face à situação pandémica.

O autarca lembrou ainda a importância de apoiar estas companhias, numa altura em que o setor e os seus profissionais têm sido fortemente afetados pela pandemia e que foram obrigados a várias paragens.

“Não nos podemos esquecer que estamos a falar de companhias de teatro profissionais, que têm encargos fixos, que têm trabalhadores, que têm contratos de trabalho, que têm obrigações da mais variada natureza e que, infelizmente, não puderam exercer a sua função e ter o retorno que costumam ter”, apontou.

Deste modo, ao Teatro das Beiras será concedido um apoio de 48.000 euros, à ASTA 36.000, à Quarta Parede 30.00 e ao TeatrUbi 4.250 euros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *